Josué: forte e corajoso

Josué: forte e corajoso

      Josué: forte e corajoso

Josué 1.6 – “Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria”.

Hoje vamos falar de um dos mais famosos personagens bíblicos.

Josué, filho de Num, e sucessor de Moisés teve uma difícil missão, mas sua história nos inspira a marchar firme rumo a vitória, pois ela vai acontecer.

Antes, que tal conhecer a história de Josué?

Quem foi Josué?

Como já disse, o filho de Num, substituiu Moisés depois de o mesmo falecer.

Como bom discípulo, Josué aprendeu com Moisés como ouvir e interagir com Deus, por isso, o Senhor o escolheu para guiar Seu povo para a terra prometida.

Ele aceitou o chamado do Pai e foi o grande responsável pela vitória sobre Jericó e outras cidades e a conquista das terras prometidas para as 12 tribos de Israel.

Uma curiosidade, você sabe o significado do nome Josué?

“Deus é a salvação” (Dentre outras interpretações)

Talvez esse seja um dos, senão o maior diferencial da vida de deste guerreiro destemido.

Ele tinha Deus como sua salvação, e Deus era de verdade a sua salvação.

Podemos dizer que através de Josué, tudo começou. A conquista de terras, a firmeza de compromisso com o Único Deus, a formação das tribos como uma espécie de povos independentes e muito mais…

O grande desafio de Josué

Josué: forte e corajoso

       Josué: forte e corajoso

Conquistar as terras tudo bem, aceito.

Ser o líder, ok…

Mas, substituir Moisés? Ah… esse já é o maior desafio.

Como assumir o lugar de alguém que viu Deus? (pelas costas, mas viu.)

Alguém que, quando subia ao monte para orar, voltava com tanta Glória de Deus que seu rosto brilhava e era quase impossível olhar para ele?

Meu Deus! É quase inimaginável pensar em uma responsabilidade dessas.

Se coloque no lugar de Josué. Você assumiria esse legado?

Lembre – se, grandes responsabilidades também trazem grandes vitórias!

Por que Josué foi grande? 

Apenas pelo fato de dizer: Sim!

Após ver que assumir o trabalho era algo grandioso, ele ainda assim aceitou.

Por que? Porque Deus era a sua Salvação.

Ele não venceu todos os adversários a frente por que era “especial” e sim por que carregava a promessa do Senhor, a qual nunca falhará.

Tendo essa certeza no coração, Josué foi vitorioso em todas as batalhas e fez prodígios como: parar o sol… sim, parar o sol!

Como é lindo observar a história de quem tinha tanta confiança no Pai que, mesmo com toda a pressão, alcançou grandes resultados e não somente conseguiu seu sonho como também ajudou milhões a realizar os deles.

Isso é uma vida com propósito, com visão.

Não somente pelas conquistas. Mas, por que é possível ver que ele aprendeu com Moisés a ter comunhão com o Senhor e por isso, tinha plena confiança de que estava a serviço do Eterno e jamais seria desamparado.

Ele foi enviado e aceitou o chamado.

Não só forte, mas também corajoso! Ousado!

Este é o perfil de um vencedor. De alguém que não olha para as muralhas, mas para o Poder de Deus.

Afinal, as muralhas vão cair…

Como posso ser como Josué?

Josué: forte e corajoso

Josué: forte e corajoso

Para responder a essa pergunta sugiro que antes leiamos juntos os primeiros versos do livro do nosso personagem de hoje:

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”  – Josué 1:1-9

Só com esses versículos já poderíamos ficar dias e dias recebemos revelações de Deus.

Aqui é possível identificar o chamado do Pai, como ele se empenha em mostrar a Josué que está com ele, Deus determina e confirma as bênçãos de seu povo e principalmente mostra que não é necessário temer, apenas crer.

Esses são os ensinamentos básicos, não só de Josué, mas de nossa vida Cristã.

Afinal, sabemos que não foi fácil guerrear todas as batalhas, mas se Josué conseguiu, por que nós não conseguiríamos?

O mesmo Deus que estava com ele, está conosco e o mesmo grandioso poder que agia naquela época, age em nosso tempo também.

Para ser um conquistador como Josué foi, seja destemido como ele e confiante que, Aquele que começou a boa Obra é fiel e justo para terminar.

Sempre que se sentir ameaçado, lembre – se que, maior do que seu problema é o tamanho de seu Deus e não há promessa que Ele não irá cumprir.

Se necessário for, Ele para o sol por você!

Confie nas promessas do Salvador e como Ele orientou, seja FORTE E CORAJOSO e assim terá, não somente o sonho/objetivo, mas também a alegria de auxiliar aqueles que estão ao seu redor.

Se Deus te confiou uma missão, não tema. Ele não escolheu errado. Ele te chamou por que colocou em você a capacidade de superar qualquer obstáculo, apenas seja FORTE E CORAJOSO!

Um beijo no seu coração, do jardineiro sonhador.

Adilson Silva
Um Jardinheiro sonhador que decidiu mudar o rumo da sua vida ao mesmo tempo em que também muda a vida de outros mostrando como ter uma vida equilibrada e apaixonante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *